Neste dia 05 de novembro, Manhuaçu comemora 145 anos de emancipação político-administrativa.
O município foi emancipado de Ponte Nova, em 05 de novembro de 1877. Na época, chamava-se São Lourenço do Manhuassu.
Inicialmente, até o ano de 1880, a sede do município era estabelecida em São Simão (atual Simonésia).
Um pouco da história:
A vila de São Lourenço de Manhuassu foi fundada alguns anos antes de sua emancipação. Pelos registros isso aconteceu em 1869. Mas se formos ainda mais para trás e reconhecermos a época do primeiro aldeamento, que ocorreu por volta de 1843, então, Manhuaçu é ainda mais antiga. A chegada dos primeiros fazendeiros, se deu no ano de 1824.
Os índios que aqui habitavam eram os tupis coroados.
A localidade foi desmembrada de Ponte Nova, pela Lei 2.407, de 5 de novembro, promulgada pelo presidente da província, João Capistrano Bandeira de Mello, que criou o Município de São Lourenço de Manhuassu, com sede em São Simão (atual Simonésia).
O novo município abrangia uma grande área que ia do Alto Carangola até além do Rio Doce, na região do Rio São Mateus, na divisa com o Espírito Santo.
1880: A sede do município passa a ser São Lourenço do Manhuassu (Manhuaçu), em vez de São Simão (atual Simonésia).
A primeira eleição foi realizada no dia 1º de junho de 1880, tendo a municipalidade elegido para Agente do Executivo (Prefeito) o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra.
Em 1881, o município foi elevado à categoria de cidade pela Lei nº 2.766 de 13 de setembro de 1881, vindo a se chamar ‘Manhuassu’, em vez de ‘São Lourenço do Manhuassu’, como havia sido estabelecido em 1877, contando com seis distritos: Santa Margarida, São Simão, São Roque do Caratinga, Vermelho, Santa Helena e a sede São Lourenço do Manhuassú.
Empenhado na organização do município, Joaquim Gonçalves Dutra instalou os distritos de São Sebastião do Sacramento, Senhor Bom Jesus de Pirapetinga e Dores do José Pedro.
Também em 1881 foi implantada a 1ª Legislatura do Município, tendo como 1º Presidente, o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra. Ele assinou o Termo em 30 de outubro daquele ano.
Naquela época, o Agente do Executivo (Prefeito) também exercia a função de Presidente do Legislativo.
Neste aniversário de 145 anos, o município possui 92.074 habitantes, distribuídos em 628 km², uma média de 126 habitantes por km².
PIB por cabeça é de R$ 28.865,00 e a renda mensal média do trabalho é de 1,9 salário mínimo.