Lamentavelmente assistimos no domingo dia 08/01/2023, de forma estarrecida, os atos terroristas, criminosos e premeditados de grupos bolsonaristas, em Brasília (DF), contra as instituições dos três Poderes, símbolos do Estado Democrático de Direito no país. É inadmissível qualquer tipo de apoio a esses atos terroristas e de desobediência civil motivado pelo resultado das urnas, descredibilizando a maior expressão democrática: o voto popular.
Reiteramos que o uso das bandeiras e camisetas com as cores históricas do Brasil é um desrespeito à própria noção de pátria e de nação, já que é sob esse manto que praticam atos de vandalismo e de ridicularização a toda forma de representação e ao poder público.
Nós, enquanto categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais, que utilizamos da ocupação dos espaços públicos para reivindicar nossos direitos, não podemos aceitar que a barbárie cometida por esse grupo de extremistas seja considerada normal. Exigimos que todos os envolvidos neste ato em Brasília e outros, antes da posse, sejam identificados.
Somos contra qualquer tipo de anistia a quem atenta contra democracia.
E reafirmarmos “É URGENTE AGIR CONTRA A BARBÁRIE”.
A direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Minas Gerais.